Muitos dizem que o RH é o coração da empresa, eu concordo. E diria que dentro desse coração há algo muito importante, que faz com que ele bata mais forte: O processo de Recrutamento & Seleção (R&S).
O processo de R&S é um momento importantíssimo para todos os envolvidos. De um lado, temos o candidato ansioso por uma oportunidade, do outro, temos a empresa em busca do “candidato perfeito” e no meio temos nós, profissionais da área de Gente e Gestão e/ou psicólogos, responsáveis por fazer esse “match” acontecer.
Um bom processo de R&S conta com muitas ferramentas disponíveis no mercado, como por exemplo, entrevista por competência, dinâmica de grupo e prova situacional. Atualmente, a tecnologia tem contribuído significativamente para a melhoria dos processos, uma das formas de contribuição é através dos testes realizados em softwares de recrutamento.
O conhecimento técnico é muito importante, mas muitas empresas, atualmente, consideram igualmente importante, a realização da avaliação comportamental do candidato no processo seletivo, pois muitas vezes se “contrata pelo currículo e se demite pela ausência das competências comportamentais adequadas à cultura da empresa.
O objetivo dos métodos não é definir ou rotular o candidato e vale ressaltar ainda que nenhuma ferramenta sozinha atende à complexidade do ser humano que está à nossa frente. O ideal é que os mapeamos sirvam de apoio na avaliação do profissional e seja uma etapa do processo seletivo, alinhando o resultado à uma boa avaliação e escuta ativa realizada à partir da Entrevista por Competência.
Abaixo, falaremos um pouco de dois dos testes mais completos do mercado e utilizados pelos recrutadores.
Na tecnologia aderida pela Empodere, além de mapear o comportamental, nossa ferramenta também sinaliza o grau de compatibilidade com o FIT Cultural e até outros profissionais que já atuam no mesmo cargo na empresa contratante.
Mapeamento Big Five
O Big Five também conhecido como Modelo dos Cinco Grandes Fatores é voltado para identificar características distintas de um grupo de pessoas e avalia cinco aspectos:
- abertura para novas experiências (Abertura);
- autodisciplina, orientação para os deveres (Conscienciosidade);
- extroversão;
- agradabilidade;
- estabilidade emocional.
A aplicação do Big Five nos candidatos e colaboradores, pode beneficiar a manutenção do clima organizacional, alinhamento com a cultura organizacional da empresa e a busca de melhores resultados, além de potencializar o encontro das habilidades técnicas e comportamentais do profissional.
DISC
A metodologia DISC é baseada em quatro fatores principais de comportamento primário, que são avaliados conforme o ambiente em que os indivíduos estão inseridos. Ou seja, são mais flexíveis e maleáveis, porque podem sofrer alterações de acordo com as situações impostas. São questionários de múltipla escolha, que se baseiam em resultado sobre preferencias pessoais, opiniões, atividades ou ocorrências que geram satisfação.
Assim como o Big Five, o DISC também leva em conta alguns fatores determinantes para a análise. Os quatro temperamentos avaliados são: Dominância e capacidade para lidar com desafios (D), Influência e capacidade de se relacionar (I), Estabilidade e capacidade de flexibilidade (S) e Conformidade e consciência para adequação das regras (C). Esta metodologia, auxilia no conhecimento mais abrangente das equipes e ajuda a traçar o perfil da corporação.
Qual ferramenta comportamental é melhor?
As duas metodologias são eficientes e podem trazer benefício para sua empresa e seu RH, cientificamente, é correto afirmar que o Big Five se sobressai ao DISC, isso porque ele é validado por diversos estudos e apresentou um maior grau de confiabilidade nos resultados, pois é mais específico e o DISC mais generalista.
Além disso é importante se atender à demanda que precisa ser atendida, o Big Five tem foco nas características individuais, é muito interessante para o processo de Recrutamento e Seleção com foco na busca de profissionais de alta performance, já o DISC por ser mais abrangente, pode ser mais interessante para profissionais atuem com relacionamento e liderança.
Na hora de escolher a melhor metodologia de avaliação para a sua empresa, é importante avaliar as diferentes características envolvendo cada um dos modelos de testes, avaliar o contexto da sua organização e a vaga em questão; outro ponto importante é que as metodologias disponibilizam relatórios comportamentais que são excelentes instrumentos de apoio para feedback construtivos e autoconhecimento.
Ainda tem dúvidas em qual das metodologias faz mais sentido para sua empresa e sua equipe? Compartilhe com a gente 😊