Como fazer uma gestão de vendas olhando para a cultura de resultados?

Como fazer uma gestão de vendas olhando para a cultura de resultados?

Para fazer a sua empresa crescer, você precisa engajar o seu time comercial e inseri-lo em uma cultura de resultados em vendas.

Parece complicado, não? Continue a leitura e você entenderá a importância dessas ações para o sucesso do seu negócio.

 

O que é uma cultura de resultados em vendas?

De acordo com as experiências dos nossos clientes, a cultura de vendas pode ser definida como “o conjunto de normas, valores e atitudes que caracterizam a sua equipe de vendas”.

Ou seja, estruturar uma equipe de vendas e gerar resultados para a sua empresa não se trata de só contratar os melhores vendedores, inflar o seu time ou adquirir as melhores ferramentas. É preciso engajar o time de forma estratégica e alinhada aos valores e objetivos do negócio!

 

O que não é a cultura de resultados em vendas?

Constantemente nós ouvimos aqui na Empodere queixas de empreendedores e gestores de vendas, sobre investimentos que não trouxeram retorno.

Isso ocorre pois, atualmente, muito se fala sobre as boas práticas de gestão em vendas, as melhores ferramentas ou, ainda, o perfil ideal de vendedor. E essa grande quantidade de informações pode estimular decisões sem um planejamento estratégico.

Na prática, isso significa que não adianta investir no melhor CRM e contratar o melhor vendedor. É necessário conectar tudo isso a um método que gere resultados, personalizado para as necessidades do negócio, com metas e indicadores previamente definidos.

Isso aconteceu em seu negócio? Se a resposta for sim, pare e volte duas casas. É necessário planejar!

 

Como a minha empresa pode criar uma cultura de resultados em vendas?

Isso pode ser feito com metodologias personalizadas e estratégias direcionadas, adaptadas às necessidades do seu negócio e equipe, para que seu time de vendas esteja empoderado e direcionado aos resultados esperados, com base e metas e objetivos definidos de forma estratégica e prévia.

É importante, também, investir no desenvolvimento do time de vendas. Essa é uma estratégia que contribui diretamente com o aumento dos resultados empresariais, não importa qual é o tamanho do negócio!
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Quando uma organização faz esse movimento, é possível trabalhar valores, cultura, conhecimentos e habilidades. Isso permite que o time esteja mais alinhado às necessidades do negócio.

 

Mesmo contratando bons vendedores, preciso desenvolver o meu time?

O que poucos gestores sabem é que o engajamento de um colaborador está diretamente ligado ao alinhamento dos valores dele com os da empresa. Se ele sentir essa identificação, será mais provável que consiga se motivar e entregar resultados.
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Isso quer dizer que o processo de engajamento começa lá atrás, na contratação do profissional! É essencial que o processo de recrutamento e seleção contemple a afinidade entre empresa e candidato.

Após a contratação, deve ser feito o desenvolvimento do profissional com um especialista em capacitação e vendas, para que desde o início ele esteja mais engajado com o negócio.
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Para quem não vai contratar agora, mas já tem um time formado, trace o plano de desenvolvimento individual do time de vendas e da área, para que a equipe se sinta mais engajada e comprometida com os desafios deste ano e tenha a clareza necessária para acompanhá-lo.

Se mesmo com essas dicas você ainda tem dúvida de que caminho seguir, confira mais sobre o assunto em nosso site e sinta-se à vontade para solicitar um bate papo com nossos especialistas.